O mutirão de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade, programado para ocorrer neste sábado (19/02) em determinadas unidades de Saúde, deve atender também à demanda de segunda dose dos pequenos que já receberam a primeira aplicação do imunizante Coronavac e que estão com aprazamento previsto até o dia 26 de fevereiro. Ao todo, 12 postos de Saúde prestarão atendimento à livre demanda, das 8 às 16 horas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o foco da atividade será a imunização dos pequenos contra a Covid-19, principalmente das crianças com 5 anos de idade que não tiveram oportunidade de participar da primeira Maratona de Vacinação Kids, que ocorreu na Arena Suzano no final do mês de janeiro. “Estamos animados para o mutirão. Será uma ação descentralizada, em 12 unidades de saúde do município, em um dia estratégico em que a maioria dos pais e responsáveis poderão acompanhar as crianças na vacinação”, disse o chefe da pasta, Pedro Ishi.
Além da primeira dose, no sábado (19/02), Suzano também dará início à aplicação da segunda dose das crianças imunizadas com aprazamento previsto entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Segundo o secretário, a missão é garantir fluidez ao atendimento e mais proteção às famílias suzanenses. “Vamos antecipar a aplicação durante a maratona, sem a necessidade de agendamento prévio. Já aqueles que estão com aprazamento para o dia 27 de fevereiro em diante deverão aguardar novas datas para o atendimento, conforme a plataforma virtual bit.ly/Agendamento_Suzano”, explicou.
Ao todo, 12 unidades de Saúde estarão abertas para acolhimento durante o mutirão: USF Dr. Eduardo Nakamura (rua Mario Bochetti, 680 – Miguel Badra Baixo); USF Jardim Europa (avenida Washington Luis, 1.608 – Jardim Europa); USF Manuel Evangelista Oliveira (rua Turquia, 501 – Jardim São José); USF Vereador Marsal Lopes Rosa (rua Professor Jeremia, 456 – Vila Urupês); USF Onésia Benedita Miguel (rua Leonor Edmee de Castro, 205 – Jardim Suzanópolis); UBS Stelina Maria Barbosa (rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125 – Miguel Badra Alto); USF Marcelino Maria Rodrigues (rua Antônio Inácio, 540 – Jardim Brasil); USF Vereador Gregório Bonifácio da Silva (rua Nicácio da Silva Bastos, 75 – Parque Buenos Aires); UBS Tabamarajoara (rua Sebastian Rossel Garcia, 40 – Raffo); UBS José Mariano de S. Coutinho Jr. (rua Assembleia de Deus, 479 – Jardim Colorado), UBS Alzira Pereira Mayer (rua Manoel Honorato dos Santos, 301 – Jardim Alterópolis) e USF Maria Inês P. Santos (rua Santo Antônio, 325 – Jardim Revista).
Para a aplicação da primeira dose da vacina infantil, a criança deve ter de 5 a 11 anos de idade e estar devidamente cadastrada no “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br). Durante o atendimento será preciso apresentar a documentação do pequeno, incluindo RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de pré-cadastro no site “Vacina Já”. A recomendação é para que apenas um adulto responsável acompanhe a criança na unidade de Saúde. Para a segunda dose, os pais ou responsável também devem acompanhar a criança, apresentando a documentação do pequeno e o cartão de vacinação adquirido no primeiro atendimento.