Com o objetivo de orientar os estudantes a praticarem uma alimentação saudável, o projeto “Pedagogia Gourmet” ofereceu aos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) uma aula especial de culinária. A ação ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Diocésio de Menezes, na Vila Pereira, e os pequenos chefinhos fizeram muffins doces e salgados.
Ao todo, 12 crianças participaram da atividade ao lado de seus pais e responsáveis, que auxiliaram na preparação do alimento. Desde o ano passado, a unidade de ensino promove esse encontro culinário e, de acordo com a Secretaria de Educação, a intenção é que o projeto se estenda para outras unidades.
“As aulas de culinária estimulam os alunos se habituarem com as propriedades nutritivas de cada alimento para que tenham hábitos nutricionais mais saudáveis”, destacou a diretora da Emeb, Leuda Brito dos Anjos.
O passo a passo da receita foi apresentado de forma lúdica, com imagens e as quantidades necessárias de cada ingrediente. Além disso, os alunos fizeram a leitura do quadro e explicaram todo o processo de preparo.
A educadora conta que a atividade é sucesso garantido na escola e que também trabalha o combate da obesidade infantil e oferece mais qualidade de vida para esses alunos, promovendo coordenação motora, lateralidade, contato visual, noção espacial, medidas em relação aos ingredientes e suas transformações.