Foto: PMMC
Neste sábado (20/05), a partir das 11 horas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Fundo Social e da Secretaria de Assistência Social, realizará o casamento comunitário de Jundiapeba. O evento, que estava suspenso desde 2018, contará com a presença de 25 casais, que se inscreveram previamente e terão ali a oportunidade de oficializar a união, bem como de desfrutar uma cerimônia, com todos os detalhes e aprumo que festas de casamento costumam oferecer.
Os casais atendidos são pares que, em sua maioria, já viviam juntos, em união estável, porém não tiveram condições de arcar com a formalização do casamento e também com uma cerimônia propriamente dita. Pelas regras do casamento comunitário promovido pela Prefeitura, pelo menos um dos membros do casal tem de residir em Jundiapeba, que é um território em situação de vulnerabilidade social.
Anteriormente à cerimônia, todos os casais inscritos já foram encaminhados ao cartório de registro civil, para formalizar a união. Este sábado, portanto, vai marcar a celebração dessas mais de 20 uniões, com direito aos trajes típicos de casamento, comida e também presentes. A cerimônia será ecumênica, para abraçar todas as religiões dos participantes do evento.
Além de garantir a realização do que para muitos é um sonho, o Casamento Comunitário também busca reforçar os vínculos familiares, fundamentais na constituição de um desenvolvimento emocional saudável, em especial para crianças na primeira infância.
O casamento comunitário de Jundiapeba será realizado na Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro, na rua Pedro Paulo dos Santos, nº 855, em Jundiapeba, a partir das 11 horas.