No domingo, uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) patrulhava o bairro Jardim Colorado, por volta das 17 horas, quando avistaram um automóvel Volkswagen Jetta, na cor prata, cruzando a avenida Missionária em alta velocidade com três homens e uma mulher. A guarnição também percebeu que o veículo estava com a placa adulterada, motivando um acompanhamento para abordagem.
Ao conduzir uma minuciosa vistoria no carro, os agentes encontraram revólver calibre 38, além de um documento de uma Volkswagen Saveiro que havia sido furtada, um módulo de ignição da mesma marca e uma chave veicular de modelo Chevrolet. Três aparelhos celulares e R$ 276 também foram encontrados.
Chegando à delegacia, o condutor do veículo confessou ao delegado de plantão que a arma de fogo era de sua propriedade, ocasionando a ratificação da voz de prisão dada anteriormente pela GCM, flagrando a prisão do casal. Os outros dois suspeitos prestaram depoimento e foram liberados.
Por sua vez, o Sistema Detecta se mostrou essencial para recuperar um veículo Fiat Uno, branco, na madrugada de sábado (10/06). Na ocasião, foi registrado o furto de um veículo na noite anterior e, por meio das câmeras Detecta, foi constatado que os infratores haviam fugido rumo a Mogi das Cruzes. Os agentes informaram o ocorrido às forças de segurança do município vizinho, mantendo-se em alerta para um possível retorno do fugitivo, o que acabou acontecendo.
Horas mais tarde, o sistema acusou que o veículo estava retornando a Suzano com duas pessoas, o que possibilitou as equipes a se posicionarem nas proximidades da divisa dos municípios, iniciando o acompanhamento. Em determinado momento, os ocupantes tentaram despistar a equipe ao sair da via, mas acabaram presos nas proximidades de um córrego. No processo, o carro foi recuperado e os infratores, detidos.