Saúde de Suzano alerta para anúncios falsos sobre exames oftalmológicos

Foto: Secom Suzano

Publicações e posts nas redes sociais versam sobre oferta de serviços; informações não condizem com os serviços prestados pela Prefeitura de Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para a circulação de informações falsas sobre a oferta de serviços oftalmológicos da pasta nas mídias sociais. Essa recomendação ocorre em razão da veiculação de posts e publicações que não correspondem com os atendimentos que são proporcionados na rede municipal, por fontes que não são oficiais e que apresentam caráter comercial. Tais iniciativas não condizem com o perfil da comunicação pública da Prefeitura de Suzano.

Os munícipes devem se atentar principalmente à forma com que são reproduzidos esses informes. O caráter publicitário verificado em posts de fontes como “Óculos do povo” e “Saúde visual”, com conteúdo do tipo “Exame grátis”, “Óculos + exame grátis” ou “Últimas vagas em Suzano” são falsas, assim como não há nenhum tipo de cadastro on-line oferecido pela administração municipal por meio de links não oficiais.

Em postagens como essas, ainda há indicações de serviços de oftalmologia sendo prestados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), o que também não é verdade, já que esse serviço é prestado pelo Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz, localizado na rua Regina Cabalau Mendonça, 33, esquina com a rua Kazuo Kajiwara, no Parque Santa Rosa.

Nas unidades da Atenção Básica são ofertadas consultas nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Psicologia, Psiquiatria e Ginecologia e os serviços relacionados à medicação, curativo, vacina, acolhimento, testes de gravidez, coronavírus (Covid-19), sífilis hepatite e papanicolau, além de pré-natal e aferição de pressão, entre outros. Os endereços e contatos, para esclarecimentos, podem ser visualizados pelo endereço virtual suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos/.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou que a população deve ficar atenta aos elementos que indicam a falta de veracidade das informações na internet. “Nós temos que reforçar junto à população que é preciso ter cuidado com os falsos anúncios sobre serviços de saúde. Por conta de fake news, ocorre o deslocamento de pessoas para unidades que não prestam determinado serviço ou até mesmo cadastro em sites que não tem qualquer relação com a administração municipal. Os esclarecimentos são fundamentais para que se evitem desinformações”, afirmou Ishi.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp