Imagem: nrqemi/Shutterstock
Falsos motoristas da Uber
O mesmo acontece quando os golpistas iniciam a viagem por carro de aplicativo com o passageiro ausente do veículo. Já o segundo é quando eles pedem o código de segurança antes do passageiro embarcar e, assim, conseguem iniciar a corrida antes do passageiro entrar no carro. O terceiro é quando o falso motorista não encerra a corrida quando o passageiro sai do carro. Então o passageiro desce e a corrida continua em aberto.
Como se prevenir:
Para ajudar a deixar a corrida mais segura, é possível habilitar um código de quatro dígitos antes de iniciar o trajeto.
No aplicativo, basta clicar em configurações e, em seguida, “confira sua viagem”. Na tela “confirme sua viagem” é possível habilitar a opção do código.
Além disso, é possível habilitar a opção somente no período da noite, assim, o código de verificação é solicitado somente das 21h às 6h.
Golpe das Flores
Nele, os criminosos se passam por entregadores para ter uma imagem da vítima. A pessoa recebe um telefonema, avisando que vai receber um presente que pode ser um buquê de flores, chocolates ou um perfume. O entregador chega com o presente, mas para confirmação da entrega precisa capturar a imagem do seu rosto. Esse é o objetivo de concretizar o golpe para depois fechar o financiamento de um carro, fazer compras de um eletroeletrônico, conseguir financiamentos e empréstimos em bancos digitais ou outra fraude.
Como se prevenir:
Ao receber um presente inesperado recuse a entrega para evitar problemas, ou procure saber a procedência antes de passa qualquer informação ou imagem pessoal.
Ao ser vítima de qualquer dessas situações, registre um B.O imediatamente.