Foto: Renato Nomura
Há 25 anos em Mogi das Cruzes, Fernanda Moretti Arte do Movimento, escola de dança e produtora cultural, inaugura no sábado de Carnaval (10 de fevereiro), um novo espaço para atender seu público. A ampliação das atividades traz salas para cuidados do corpo, aulas de balé avançado e para crianças a partir dos 4 anos de idade. O espaço também vai abrigar o projeto artístico social Transversal e outras iniciativas financiadas pelos editais municipais PROFAC, LIC E LPG.
Além da sala para as aulas técnicas de jazz dance, balé clássico e contemporâneo denominada Espaço Inspiração e Transpiração, haverá uma sala especialmente destinada ao ensino da dança para crianças entre 4 e 7 anos e também outras atividades lúdicas de criação corporal e teatro. É a Sala Pêssego – Espaço Brincante.
Ao lado, a Sala Azul – Espaço Corpo, será destinada às aulas e atendimentos individuais para terapias e cuidados do corpo, como Pilates, Eutonia, Educação do Movimento, Massoterapia, Osteopatia e Terapias Florais de Bach. O Espaço Descanso e Convivência comporta uma área para repouso com biblioteca especializada em dança, performance e teatro, sendo logo à frente o Espaço Café, para repor energias e trocar conversas.
A Escola de Dança Fernanda Moretti oferece a formação profissional de bailarinos e bailarinas junto com a formação de professoras de dança, em aulas de pedagogia do movimento, consciência corporal e escrita e gestão de projetos. “A ideia é que o profissional esteja preparado para as diversas possibilidades do mercado de trabalho”, destaca a produtora artística Fernanda Moretti.
Por outro lado, adultos que nunca dançaram e não pretendem ser profissionais, mas apenas cuidar da saúde corporal e emocional, também frequentam a escola. “São pessoas que iniciam o aprendizado da dança já no corpo adulto e quando menos percebem, estão no palco realizando sonhos e se divertindo”, esclarece.
O ambiente físico para tudo isso terá em breve seu ambiente virtual, com a renovação do site da produtora a ser lançado na primeira semana de março. Mas o público já pode conferir as atividades oferecidas pelas páginas das redes sociais ou no site antigo fernadamoretti.com.br.
Inauguração
Neste sábado, ao conhecer o espaço, o público poderá conferir apresentações de dança clássica e contemporânea em solos, duos e trios apresentados pelas alunas formadas pela escola de dança. Serão breves performances que acontecerão por 15 minutos às 10h30, às 11h30 e 12h30.
Projetos especiais
A produtora Arte do Movimento administrará vários projetos gratuitos neste ano. Artistas e público de toda região do Alto Tietê poderão se beneficiar ao assistir, fazer aulas ou participar de elencos a serem formados. O financiamento é feito através dos editais municipais de fomento e incentivo à cultura.
Ainda em fevereiro serão selecionados bolsistas para a quarta edição do Transversal, projeto que oferece formação completa em dança com auxílio de cestas básicas, fisioterapia e psicologia, tudo financiado pela LIC e patrocinado pela Rinnai: “Estamos em busca de novos patrocinadores para que o projeto cresça e se fortaleça”, salienta Fernanda.
Já em março haverá audição para formação de elenco do espetáculo Coisas de Criança, através do edital da LPG; em abril haverá a 3ª Mostra do Corpo Contemporâneo, que desta vez contempla a modalidade Performance, financiada pelo PROFAC.
Outras atividades
A terapias corporais e vivências oferecidas por Fernanda Moretti na Serra do Itapety continuam acontecendo diariamente e em finais de semana bimestrais. A produtora que é também terapeuta corporal, dirige o novo espaço com o bailarino e coreógrafo Cleiton Costa, que assume a direção artística e pedagógica da Escola de Dança. Uma parceria de criação e produção que já fez e continua a fazer história na arte mogiana.