Foto: Reprodução
A partir desta semana, a Farmácia Universitária Solidária do Unipiaget volta a funcionar. Neste semestre, o atendimento será às quintas-feiras, no mesmo horário: das 13h às 17h. A lista dos medicamentos disponíveis está no site https://piagetsuzano.com.br/ambientes-e-servicos/farmacia-universitaria-solidaria/
A farmácia foi inaugurada em abril do ano passado e desde então vem atendendo a população, recebendo doações de medicamentos que muitas vezes não são mais usados e ficam guardados em casa, e doando de forma gratuita para quem precisa, e muitas vezes, não tem condições de comprar.
De acordo com o reitor, Marcus Rodrigues, o objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas oferecendo além de uma formação de excelência aos estudantes, abraçar a comunidade por meio da oferta de vários serviços gratuitos. “Todos ganham com a Farmácia Universitária Solidária. Os alunos aprendem na prática, a comunidade tem acesso à atenção farmacêutica e medicamentos gratuitos e o meio ambiente não sofre com o descarte inadequado de remédios”.
Doações e retirada gratuita de medicamentos pela comunidade
Qualquer morador que tenha medicamentos sem uso em casa pode se dirigir ao Centro Universitário Piaget ou ir a um dos 12 postos de coleta disponibilizados pela Prefeitura de Suzano (Unidades Básicas de Saúde) para fazer a doação, o que também ajuda a evitar o descarte irregular de remédios. Podem ser doados medicamentos já abertos ou fechados: cartelas, frascos, sachês, pomadas, etc. O que não servir terá o seu descarte de forma correta.
A retirada gratuita de medicamentos acontece mediante a apresentação de um documento de identificação original e o receituário médico atualizado. “Chegando aqui, os alunos de farmácia, supervisionados pelos professores, prestam o serviço de atenção farmacêutica, que consiste em orientação sobre o uso dos medicamentos, aferição de pressão, glicemia e índice de massa corpórea, além da orientação sobre a interação medicamentosa com outros remédios que o paciente está fazendo uso”, destacou. Se o medicamento estiver disponível será doado.