A partir desta terça-feira, (18), as pessoas com 18 anos ou mais e que sejam imunossuprimidas podem receber a 2ª dose adicional da vacina contra a Covid-19, em Ferraz de Vasconcelos. O intervalo entre a última dose deve ser de 4 meses.
As pessoas devem levar documento de identidade com foto, carteirinha de vacinação e laudo ou receita médica que ateste a situação de imunossupressão. Os munícipes podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a dose. O funcionamento é das 8 às 15h.
Essa é mais uma proteção para este grupo que incluem pessoas que vivem com Aids, em tratamento contra o câncer, que fazem hemodiálise ou tomam medicação que afete o sistema imunológico (veja lista abaixo).
A cidade segue as diretrizes do governo do Estado quanto a imunização da população e abre as faixas etárias de acordo com as doses que o munícipio recebe ou possui em estoque.
Confira abaixo quais são as classificações para imunossupressão.
Imunodeficiência primária grave;
Quimioterapia para câncer;
Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH)
em uso de drogas imunossupressoras;
Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,
por ≥14 dias;
Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
Pacientes em hemodiálise;
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).