Imagem: Divulgação/Secop Suzano
A “ExpoFlores”, uma das atrações da “ExpoSuzano 2024”, começa nesta quinta-feira (25/04), às 11 horas, na Arena Suzano, dentro do Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), trazendo toda a diversidade da produção de plantas, uma exposição que valoriza a cultura oriental e oficinas temáticas gratuitas, contando ainda com apresentações musicais. Organizado pela prefeitura, para celebrar o aniversário de 75 anos de emancipação político-administrativa de Suzano, o evento segue até domingo (28/04), das 10 às 18 horas.
Quem visitar o espaço vai se encantar com um ambiente totalmente decorado, florido e com detalhes que remetem à cultura japonesa, além de apresentação de artistas locais. Haverá também oficinas e workshops sobre o cuidado com as plantas, estandes e exposições, incluindo uma com peças do acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
Durante os quatro dias, haverá oficinas de “Ikebana Sanguetsu” e de “Origami”, sem necessidade de cadastro prévio. Já o workshop “Cuidados com suas orquídeas no outono e no inverno”, que será realizado no sábado (27/04), às 10h30, a inscrição será por meio do link https://forms.gle/mSsbqujvBJfWhvRJ7; assim como a oficina “Como fazer compostagem doméstica”, ministrada pelos alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Piaget (UniPiaget) no domingo (28/04), recebe inscrição pelo link https://forms.gle/YG2FSDXzCRcsNP9e9. Nesse último caso, serão formadas duas turmas, sendo que uma receberá as orientações das 11 horas às 11h30 e a outra das 11h30 ao meio-dia.
Nos estandes disponibilizados na ‘ExpoFlores”, serão apresentados ao público as atrações das marcas “Recanto das Flores”; “Orquidário Itaipava”; “Orquidário da Serra”; “Midori Paisagismo”; “Amour em Pétalas”; “Apis Life”; “Sitio Terao”; “Flores Takeyoshi”; “Suzano Garden”; “Orquidário Aniela”; “Substrato 4 Estações”; “Vila do Artesanato”; “Martins Machine”; “Seinenkay Bunkyo Suzano”; “Flora Brasil”; e “Orquidário Valverde”; além de representações do Fundo Social de Solidariedade; da Diretoria da Agricultura da Prefeitura de Suzano e do Viveiro Municipal Tomoe Uemura. Serão ofertados ainda espaços dedicados à “Reflexologia, saúde e bem-estar” e à “Casa de Repouso Suzano”.
No espaço central da Arena Suzano, também haverá exposições de Fernando Yamasaki; da diretora de Patrimônio Histórico da cidade, Rita Paiva; da empresa Ball, especialista em desenvolvimento de flores e plantas; da Família Magrini, com suas rosas; além do Bonsai Shimada; do Bonsai Tanabe; das Rosas Yamagami; e das Suculentas (okabe/ folhagens: sawada/ vimes: mitsuiki). Neste local, também poderão ser encontradas obras antigas de famílias da cidade, como a espada “Katana’ e a espada curta “Tantô”; assim como do Bunkyo de São Paulo, com peças pertencentes ao Acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.