A Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém o agendamento online da vacinação contra a Covid-19 para aplicação de primeira, segunda ou terceira doses no site oficial www.cliquevacina.com.br. Há opções de todos os imunizantes, incluindo algumas vagas para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.
A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção ao novo coronavírus, acompanhada do uso de máscara e lavagem frequente das mãos. Também é recomendado evitar grandes aglomerações e, principalmente, contato com pessoas doentes. “A pandemia não acabou e é importante estar em dia com a vacinação”, reforça o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior.
Até o momento, Mogi das Cruzes já aplicou 818.532 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 351.482 primeiras doses, 331.719 segundas doses, 125.138 terceiras doses e 10.193 doses únicas.
Crianças
A dose especial da Pfizer está disponível para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades indicadas pelo Ministério da Saúde. O atendimento será realizado em unidades estratégicas de saúde no próximo sábado (22/01) para garantir conforto e segurança aos pacientes e seus familiares.
E está disponível no site https://vacina.mogidascruzes.sp.gov.br/ a lista de encaixe para eventuais sobras de vacinas destinadas às crianças. A lista é destinada, neste momento, para crianças de 11 anos sem comorbidades e o agendamento deve ser feito na unidade mais próxima para conseguir levá-la em torno de 20 minutos.
Astrazeneca
Os mogianos podem agendar a segunda dose da vacina Astrazeneca, sempre respeitando o prazo mínimo de intervalo da primeira imunização.
Janssen
Também está disponível o agendamento da dose de reforço da Janssen para quem tomou a primeira dose inicial do imunizante, com mínimo de dois meses após a imunização.
Coronavac
A vacina Coronavac está disponível para pessoas com 18 anos ou mais ainda não vacinadas, ou que precisem da segunda dose, que deve ser aplicada 15 dias após a primeira. Também está disponível a terceira dose da vacina para maiores de 18 anos, sempre respeitando o intervalo de quatro meses da segunda dose da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.
Pfizer
As doses da Pfizer estão disponíveis para adolescentes com 12 anos ou mais e adultos que precisem da primeira dose, ou segunda dose com intervalo de 21 dias após a primeira aplicação. O reforço com a vacina Pfizer está disponível para os vacinados com segunda dose de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos 4 meses, e também para vacinados com Janssen após 2 meses da dose única inicial.
Quem tiver dificuldade em fazer o procedimento pela internet pode ligar para o telefone 160.
Ômicron
Mogi das Cruzes recebeu, na tarde de ontem (19/1), a confirmação de 25 casos da variante Ômicron (21 registrados em janeiro e 4 em dezembro), totalizando, até o momento, um total de 26 registros – o primeiro caso foi confirmado no final do ano passado. Os dados foram informados pelo GVE – Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado porque o Instituto Adolfo Lutz é a única referência para esse tipo de análise. De acordo com levantamentos, todos os pacientes passaram e se mantém bem.