Imagens: Alesp
O político faleceu no sábado(29) por complicações de saúde em decorrência de um câncer no pâncreas.
Estevam nasceu no município de garça no dia 15 de agosto de 1942. Na área acadêmica se tornou bacharel em direito pelo Centro Universitário Braz Cubas em Mogi das Cruzes. No ano de 1973 iniciou sua vida política, saindo para vereador em Suzano e também como prefeito por quatro mandatos pelo partido arena. O político passou pelo Partido Democrático Social e Partido Liberal e fundou o partido da frente Liberal e o DEM, ele também foi líder do Democrátas na Assembléia Lesgislativa.
Em uma nota de pesar o Vice-Presidente Geraldo Alckmin lamentou sobre a perda:
“Recebo com tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado e ex-prefeito de Suzano, Estevam Galvão de Oliveira. Seus 50 anos dedicados à vida pública foram de grande contribuição ao Estado de São Paulo e, especialmente, à cidade de Suzano, da qual foi prefeito por quatro mandatos. Estevam Galvão ainda cumpriu cinco mandatos como deputado estadual em São Paulo, foi vereador de Suzano e deputado federal, em uma trajetória de importantes serviços prestados à população, sobretudo, de São Paulo. Meus sentimentos à família e aos amigos.”
A Prefeitura de Suzano também emitiu uma nota de pesar:
“A Prefeitura de Suzano lamenta profundamente o falecimento do o ex-deputado estadual e federal, ex-vereador e ex-prefeito da cidade por quatro mandatos, Estevam Galvão de Oliveira, que morreu neste sábado (29/06) por complicações de saúde em decorrência de um câncer no pâncreas. Um dos mais importantes políticos da história do município, Estevam contribuiu para a cidade sendo chefe do Poder Executivo por quatro vezes (1977-1982), (1988-1992), (1996-2000) e (2001-2004). Sua trajetória política lhe rendeu a Comenda da Ordem Municipal do Brasão, a mais alta honraria do Poder Executivo, entregue em 2023 pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi por meio da lei municipal nº 1.314/72.
A administração decretou neste domingo (30/06) luto oficial de três dias na cidade em memória de Estevam. A decisão foi oficializada por meio do Decreto n° 10.092/2024 publicado em edição extra da Imprensa Oficial. A despedida oficial do político ocorre em velório público na Arena Suzano (Av. Sen. Roberto Simonsen, 90- Jardim Imperador), das 9 às 16 horas.”
O velório aconteceu no domingo(30) na Arena Suzano e foi aberto ao público.