Imagens: Varela Net
Os atentados foram realizados pela Al-Qaeda, que era liderada pelo árabe multibilionário Osama Bin Laden. A motivação do ataque foi a inimizade entre os fundamentalistas islâmicos e os estados unidos, e no momento estava sendo motivada pelas intervenções dos norte-americanos no oriente médio e por seu apoio ao estado de Israel.
Naquela terça-feira de 2001, quatro voos comerciais foram sequestrados por 19 membros da organização e foram lançados contra o World Trade Center, popularmente conhecida como Torres Gêmeas. Ao todo, foram contabilizadas 2.977 vítimas que tinham de 2 a 85 anos e 75% a 80% eram homens.
Mais de 340 bombeiros e duas dezenas de policiais também morreram no resgate das vítimas em Nova York e até hoje muitas pessoas não foram identificadas. Nos anos seguintes, outras mortes foram adicionadas à lista de vítimas devido a efeitos colaterais da exposição a gases tóxicos nos destroços.
Após os ataques, o governo norte-americano passou a endurecer medidas de segurança no país, com grande foco nos aeroportos. Como consequência iniciou-se a invasão do Afeganistão que foi autorizada pelo então presidente George W. Bush e tinha dois objetivos: capturar Osama Bin Laden e derrubar o Talibã que caiu, dois anos depois, em 2003 e Osama Bin Laden foi morto por tropas estadunidenses em seu esconderijo no ano de 2011.