Nesta semana dois ícones do jornalismo brasileiro nos deixaram 

Imagens: Canva

Na segunda-feira (4), faleceu Seo Tuta fundador da Jovem Pan aos 93 anos. 

Antônio Augusto Amaral de Carvalho iniciou sua carreira em 1940 idealizando e comandando programas de rádio e televisão. 

Em 1960, na TV Record, criou os festivais que contribuíram para a explosão de movimentos como a tropicália e a jovem guarda, nessa trilha de êxito, ele formatou programas como a “Família trapo”. Determinado a implementar um jornalismo de credibilidade 24 horas por dia, colocou como prioridade a informação e prestação de serviço, no que seria a transformação da antiga Rádio Panamericana em Jovem Pan, em 1970. Ele foi responsável, pelas primeiras transmissões esportivas ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São paulo e também, foi o primeiro empresário da comunicação a apostar na transmissão em streaming pela internet. 

Uma das marcas da personalidade de Seo Tuta é a valorização do trabalho em equipe, por isso que o título de sua biografia carrega a frase: “Ninguém faz sucesso sozinho”. 

O Governador do Estado de São Paulo Tarcísio Freitas declarou três dia de luto no estado. 

Já nesta terça-feira (5), Evandro Teixeira faleceu no Rio de Janeiro aos 88 anos em decorrência de complicações de uma pneumonia. 70 anos de sua vida foram dedicados a fotografar momentos históricos do Brasil e do mundo em preto e branco, se tornando referência no ramo. 

O fotógrafo nasceu no município de Irajuba, na Bahia, em 1935, ele iniciou a carreira jornalística em 1958 no Jornal O Diário de Notícias, de Salvador. Depois, transferiu-se para o Diário da Noite, do grupo dos diários associados, de Assis Chateaubriand, no Rio de Janeiro. Em 1963, foi contratado pelo Jornal do Brasil, onde alcançaria a maior projeção como fotojornalista, foram quase 47 anos na empresa, de onde saiu em 2010, quando o jornal deixou de circular na versão impressa e passou a ter apenas a edição digital. Ele também se tornou autor dos livros: Fotojornalismo; Canudos 100 Anos e 68 Destinos: Passeata dos 100 mil. 

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou hoje (05) uma nota de pesar pela morte de Evandro dizendo, abre aspas, “Evandro deixa um acervo de mais de 150 mil fotos, com imagens que fazem parte da história do brasil. Cobriu posses presidenciais, registrou a fome, a pobreza, esportes, personalidades e a cultura do nosso país. Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Evandro Teixeira” 

A Rede Alto Tietê deseja aos familiares de Seo Tuta e Evandro Teixeira, nossos sentimentos. 

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp