Imagens: CBN
O comunicado foi feito na última terça-feira (14) pelo Prefeito Ricardo Nunes dizendo que essa modalidade de transporte pode causar uma “carnificina” e criticou a empresa, dizendo que é irresponsável e busca apenas o lucro.
De acordo com a prefeitura, o funcionamento do serviço descumpre decreto assinado por Nunes em janeiro de 2023, que suspende essa modalidade de transporte. Segundo a administração municipal, em 2023, de janeiro a julho, foram registrados 240 óbitos de motociclistas na capital paulista, em 2024, no mesmo período, foram 329 mortes, um aumento de 37%.
A 99 informou na manhã de hoje (15) que começou a oferecer o serviço, inicialmente fora do centro expandido, segundo a empresa, a primeira viagem ocorreu por volta das 9h. Em nota, a 99 diz que o decreto citado pelo prefeito é inconstitucional e que o serviço de transporte individual privado de passageiros mediado por aplicativos é permitido em todo o Brasil, tanto para carros quanto para motocicletas, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Nunes ainda informou que vai entrar na justiça contra a empresa e determinou a fiscalização em todas as motos que estiverem prestando o serviço.
- Reportagem de Agência Brasil