O Banco Central anunciou novas medidas para aumentar a segurança do Pix, mas muitas informações falsas estão circulando. Ao contrário do que tem sido divulgado, quem está com nome sujo ou devendo impostos NÃO terá a chave Pix bloqueada.
A mudança, que entra em vigor a partir de julho de 2025, afetará apenas 1% das chaves cadastradas. O principal objetivo é impedir que criminosos utilizem informações incorretas para dificultar o rastreamento de transações fraudulentas.
Tire suas dúvidas sobre as novas regras do Pix
Quem decidiu essa mudança?
O Banco Central, que é responsável por criar e administrar o Pix, implementou as novas medidas para garantir mais segurança.
Quem terá a chave excluída?
Apenas chaves Pix associadas a CPFs e CNPJs com irregularidades cadastrais, como:
Pessoas físicas
- 4,5 milhões de chaves com grafia inconsistente do CPF
- 3,5 milhões de chaves vinculadas a pessoas falecidas
- 30 mil CPFs suspensos (por informações incorretas ou incompletas)
- 20 mil CPFs cancelados (duplicados ou com pendências graves)
- 100 CPFs nulos (casos de fraude ou erro grave no cadastro)
Pessoas jurídicas
- 984.981 chaves com CNPJ inapto (empresas sem declaração contábil por 2 anos)
- 651.023 chaves de CNPJ baixado (empresas oficialmente encerradas)
- 33.386 chaves de CNPJ suspenso (empresas punidas por descumprimento de obrigações legais)
Quem deve impostos ou tem nome sujo perderá a chave Pix?
Não! Isso é fake news. O Banco Central deixou claro que as mudanças não têm relação com o pagamento de tributos. Apenas quem tem problemas cadastrais na Receita Federal será impactado.
Como será feita a exclusão?
Sempre que um usuário solicitar uma alteração de chave Pix, as instituições financeiras verificarão a regularidade do CPF ou CNPJ. Se houver inconsistências, a chave será automaticamente excluída.
O que muda nas chaves Pix?
Chaves aleatórias: não poderão mais ser alteradas. Para atualizar as informações, será necessário excluir e criar uma nova chave.
Chaves de e-mail: a partir de abril de 2025, não será mais possível mudar a titularidade da chave.
Chaves de telefone: continuarão podendo ser transferidas para outro titular, pois os números de celular podem mudar com frequência.
Como verificar se meu CPF está regular?
A consulta pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, na aba “Comprovante de Situação Cadastral do CPF”. Se o seu CPF estiver suspenso, é possível regularizá-lo preenchendo um formulário online.
Por que essas mudanças estão sendo feitas?
O objetivo principal é evitar fraudes e tornar o sistema Pix mais seguro e transparente, dificultando o uso indevido de chaves cadastradas de forma incorreta.