Yeesco, Enel Eletropaulo e Hurb lideram ranking de queixas registradas

Foto: Divulgação
O Procon-SP divulgou, na última sexta-feira (14 de março), a lista das empresas que mais receberam reclamações em 2024. O relatório revelou que quase 900 mil atendimentos foram registrados ao longo do ano, com 255.536 queixas se transformando em processos administrativos, exigindo a mediação de especialistas para tentar solucionar os problemas entre consumidores e fornecedores.
Entre as empresas com mais reclamações não resolvidas na primeira fase, Yeesco, Enel Eletropaulo e Hurb Technologies lideram o ranking.
Ranking das empresas mais reclamadas em 2024
1️⃣ Yeesco (loja online de roupas e acessórios) – 10.647 reclamações
2️⃣ Enel Eletropaulo (distribuidora de energia elétrica) – 8.508 reclamações
3️⃣ Hurb Technologies (plataforma de turismo) – 7.554 reclamações
O relatório também apontou que todas essas empresas já foram multadas pelo Procon-SP por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.
- Yeesco foi multada no início de 2025
- Enel Eletropaulo recebeu duas multas em 2024
- Hurb Technologies foi penalizada em 2023
Baixa taxa de resolução das reclamações
A maioria das reclamações registradas no Procon-SP não foi resolvida na primeira fase do atendimento, levando os consumidores a recorrerem ao processo administrativo.
Índice de resolução das três empresas mais reclamadas:
🔹 Yeesco: apenas 29,6% dos casos resolvidos
🔹 Enel Eletropaulo: 16,4% de índice de solução
🔹 Hurb Technologies: apenas 0,3% das reclamações solucionadas
Os dados revelam uma queda na eficiência do atendimento ao consumidor, já que, no geral, o índice de solução das reclamações no Procon-SP caiu de 31,7% em 2023 para 29,1% em 2024.
Nos Procons municipais, a taxa de solução foi um pouco melhor, subindo de 39,5% em 2023 para 54,1% em 2024.
Importância do ranking para consumidores e empresas
A divulgação da lista das empresas com mais reclamações faz parte do compromisso do Procon-SP com a transparência e defesa do consumidor.
“Estes dados revelam que as empresas precisam encontrar formas mais assertivas para se relacionar com os seus consumidores, aprimorando canais de atendimento, ferramentas tecnológicas e qualificando melhor as suas equipes”, avaliou Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP.
O ranking serve como referência para os consumidores na hora de escolher onde comprar e também como um alerta para as empresas que precisam melhorar o atendimento e evitar prejuízos à sua reputação.
Empresas que mais receberam reclamações nos últimos 5 anos
- 2024: Yeesco
- 2023: Hurb Technologies
- 2022: Faci.ly
- 2021: Enel Eletropaulo
- 2020: Enel Eletropaulo
Com a recorrência de algumas empresas no ranking, o Procon-SP reforça a necessidade de melhoria nos canais de atendimento e cumprimento das normas de defesa do consumidor.