O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos iniciou o projeto “Samuzinho” que irá levar orientações de primeiros socorros às comunidades da cidade. No final da semana passada, a equipe esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Nhan e capacitou cerca de 30 pessoas, entre funcionários e moradores locais. A ação será expandida para as demais unidades.
Com tom lúdico e de maneira prática, os profissionais do Samu prestaram informações relevantes sobre as manobras e condutas mais adequadas para prestar socorro em casos de urgência, como ressuscitação cardiopulmonar e desengasgo. O coordenador do Samu, José Rudimar Santa Catarina, explica que as orientações não descartam o acionamento do serviço, mas promove uma resposta rápida até que o socorro chegue.
Além dos profissionais da saúde, os pacientes referenciados da unidade também participaram das atividades. Eles se tornam multiplicadores de conhecimento e contribuem para ações de primeiros socorros.
Segundo Rudimar, o projeto será levado às demais UBSs e localidades de Ferraz. O próximo encontro será na UBS da Vila Margarida no dia 24, às 15 horas. Em caso de emergência, o Samu atende pelo telefone 192.