A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, deu início aos serviços de canalização e drenagem no Córrego do Goió, no bairro Estação. As obras têm por objetivo combater as enchentes que ocorrem no bairro durante os períodos de chuvas fortes. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em maio.
Ao todo, o projeto inclui a canalização de toda a extensão do córrego entre a rua 15 de novembro, passando pela por baixo da linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e finalizando na rua Caxias do Sul com a rua Uruguaiana, no Jardim Gonçalves.
“É um problema antigo sendo resolvido. Na época das chuvas, o Córrego do Goió enchia e invadia as ruas do bairro. As obras de canalização e drenagem vão ajudar e isso vai ficar no passado. É mais uma ação da nossa gestão pra garantir mais qualidade de vida à população”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
Além das ações de drenagem, o projeto também prevê o calçamento em ambos os lados e a pavimentação da via. O investimento total para a obra é de R$ 4.440.452,17, recurso oriundo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Segundo o secretário de Obras, Marcello Barbosa, os trabalhos foram baseados em estudos prévios realizados no local, quando foi constatado pelas equipes um problema grave de vazão próximo à Estação Itaquaquecetuba, da Linha 12-Safira.
O sistema de drenagem é considerado o principal meio de escoamento de água da chuva. Sem ele, as chuvas podem causar sérios danos à população. “Hoje temos um estrangulamento no local pois a vazão existente não é capaz de suportar o volume de água em época de chuva. A solução técnica mais indicada foi a canalização como forma de facilitar a drenagem”, finalizou o secretário.