A Secretaria de Saúde de Suzano inicia na próxima segunda-feira (28/03) a campanha de imunização contra o vírus Influenza, causador da gripe. Nesta primeira etapa, o público-alvo são os idosos com 80 anos ou mais, que poderão ser atendidos nos 24 postos da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. O cronograma segue ao longo dos próximos meses, contemplando também as pessoas maiores de 60 anos, gestantes, puérperas, professores, agentes de segurança e outros grupos prioritários.
Para receber a dose, o idoso deverá apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e carteirinha de vacinação. De acordo com a programação firmado pela pasta, conforme orientações do governo do Estado, a campanha segue acumulativa.
Nesta primeira semana, entre 28 de março e 1º de abril, o público-alvo são os idosos maiores de 80 anos. No dia 4 de abril passam a ser contemplados também as pessoas maiores de 60 anos e os trabalhadores da saúde que, se não forem imunizados em seus locais de trabalho, deverão apresentar um comprovante do exercício efetivo da função.
Já em maio, a partir do dia 2, será a vez das gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Em 9 de maio, a campanha passa a contemplar também os povos indígenas, professores, pessoas com deficiência e público com comorbidades. Por fim, a partir de 16 de maio, serão incluídos caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, agentes de forças de segurança, militares das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Estoque
Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a pasta já recebeu 8 mil doses do imunizante, que deverão ser destinadas ao início da vacinação dos idosos maiores de 80 anos e dos profissionais de saúde. “Iniciamos agora em Suzano mais uma importante campanha de imunização. Contamos com estoque para essa primeira etapa, com a expectativa da chegada de novos lotes. Ao todo, a estimativa de público é de 102,3 mil pessoas nos grupos prioritários, sendo que entre os idosos maiores de 80 anos a previsão é de 4.489 aplicações”, disse.
O chefe da pasta ressaltou que a campanha é acumulativa, ou seja, a cada etapa abrange mais um grupo. “Pedimos para que todos acompanhem o cronograma e, se possível, busquem atendimento de acordo com a data. Essa divisão em etapas é importante porque respeita a prioridade de cada grupo e evita filas nos postos de saúde, que também seguem com a imunização contra a Covid-19”, explicou.
Por fim, o secretário lembrou da importância da proteção que a vacina confere contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. “A campanha tem o objetivo de reduzir a incidência de casos graves de gripe, sobretudo em grupos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos. Assim como a Covid-19, a gripe também pode matar. Então, para evitar complicações e o eventual atendimento hospitalar, vacinem-se”, alertou.