O município de Poá perdeu o título de “Estância Hidromineral” com a aprovação do Projeto de Lei 582/2021 votada pelos deputados estaduais, na noite de ontem (01/12), em Sessão Extraordinária, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A propositura define o novo ranqueamento de Estâncias Turísticas do Estado e rebaixa a cidade de Poá para Município de Interesse Turístico (MIT).
Foram adotadas diversas medidas para tentar reverter à situação como, por exemplo, a realização de inúmeras reuniões no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista), na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, no Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e na própria Alesp, junto aos parlamentares.
Desde o último dia 4 de setembro, quando a atual gestão foi notificada sobre a possibilidade da perda do título sob risco iminente,, que teve o prazo de cadastro dos municípios no dia 4 de outubro de 2020, foi aberta uma sindicância (que ainda se encontra em andamento), com a finalidade de apurar os erros e identificar os responsáveis que deixaram de prestar contas, cumprir prazos, além de abastecer com informações incorretas a plataforma digital de Inventário Turístico Paulista da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens.
Tais medidas não foram suficientes e a cidade foi rebaixada a Município de Interesse Turístico, mudança que acarretará em um impacto negativo ao orçamento municipal de aproximadamente R$ 10 milhões ao ano e, consequentemente, ao fomento do turismo na cidade.