Amanhã (sábado) tem Dia D Vacinação contra a gripe e sarampo. Além dessas duas, as cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Biritiba Mirim confirmaram que também terão doses contra a Covid-19 disponíveis no Dia D. Ferraz de Vasconcelos, então, vai aproveitar a data para fazer avaliações de saúde bucal e encaminhar quem precisa para tratamento na rede municipal.
O objetivo do Dia D é vacinar o público infantil, de 6 meses a menores de 5 anos de idade, para a prevenção das doenças para essa faixa etária.
Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas contra o sarampo e o vírus influenza, podem ser tomadas ao mesmo tempo, menos para as pessoas que foram diagnosticadas com covid-19.
Neste caso, a recomendação é aguardar 30 dias para tomar vacinas para outras doenças depois da recuperação do quadro clínico.
Além disso, para as crianças entre 5 a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra o coronavírus.
A meta é imunizar 95% do público infantil contra o sarampo e atualizar a caderneta dos profissionais de saúde, sendo que eles já têm a vacina disponível contra a gripe desde o começo do mês.
A imunização contra a gripe para os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde acontece desde abril. a meta do governo de sp e do ministério da saúde é de imunizar 95% da população.
Para saber como a vacinação vai funcionar na cidade onde você mora e qual é o público-alvo de cada campanha, é só ir até o posto de saúde mais próximo de sua casa.