O Dezembro Verde é uma iniciativa nacional que busca sensibilizar a população sobre maus tratos e abandono de animais domésticos, prática muito comum no período de festas e viagens de férias. Em Mogi das Cruzes, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prepara um evento especial de conscientização para o domingo (12/12).
Das 9 às 17 horas, o público terá acesso ao tema por meio de diversas atividades como palestras, caminhada, feira de artesanato, agendamento de castração, comidas e bebidas veganas, produtos pets, aferição de pressão arterial, cálculo de massa corpórea, atividades físicas, recreação e modalidades de luta.
O abandono de animais é um crime que vem se agravando pelo crescente aumento populacional. Se o proprietário for viajar, deve levar o animal ou deixá-lo sob os cuidados de um amigo, parente ou guardião confiável.
Castração
Evitar crias indesejadas é outra prática de guarda responsável. Mogi das Cruzes mantém um programa permanente e gratuito de castração que tem como foco diminuir a incidência de animais de rua, reduzir o abandono e difundir informações.
As castrações são realizadas no Centro de Controle de Zoonoses, Petmóvel e também na clínica parceira localizada na região de Braz Cubas. Mensalmente, uma média de 430 cães e gatos são castrados. Além do controle populacional dos animais, a castração também contribui para reduzir riscos de diversos tipos de tumores.
Quem tiver alguma dúvida ou denúncia agora também pode falar com o CCZ pelo WhatsApp: (11) 94304-7596.
Saiba como denunciar crimes contra animais em Mogi das Cruzes:
– Polícia Militar Ambiental – (11) 4799-6427
– Delegacia do Meio Ambiente (DICMA) – 4727-4782
– Ouvidoria Municipal – 162 (Saúde) ou 156 (geral)
– Guarda Municipal – 153
– Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB de Mogi – 4799-3037
– Pela Internet DEPA – Delegacia de Defesa e Proteção Animal: http://www.ssp.sp.gov.br/depa/DEPA
– Centro de Controle de Zoonoses: zoonoses.sms@mogidascruzes.sp.gov.br