Fotos: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá
Com o objetivo de promover mais segurança aos poaenses, a prefeita Marcia Bin assinou na manhã desta quarta-feira (29/06), o termo para implantação do sistema “Detecta”, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a custo zero para a Municipalidade. O objetivo é formar uma “cerca virtual” ao redor da cidade para ter controle de acesso de veículos suspeitos e/ou produtos de furto e roubo, por exemplo.
De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, o sistema utilizado pela Polícia Militar (PM) será instalado na Central de Monitoramento do Centro de Segurança Integrada (CSI), otimizando ainda mais o trabalho da PM e da Guarda Civil Municipal (GCM). “Além da implantação do sistema, haverá também um sistema de rádio interligado entre as corporações, bem como a presença 24 horas de um policial militar na Central de Monitoramento”, destacou.
O sistema Detecta realiza, automaticamente, o reconhecimento de um veículo utilizando as câmeras de monitoramento da cidade. “Ao inserirmos a placa do veículo, o sistema acusará a presença do mesmo no exato momento que uma das câmeras o localizar e, desta forma, as viaturas serão acionadas para realizarem a abordagem”, explicou a secretária.
A administração municipal, desde o início de 2021, tem realizado constantes investimentos na área da segurança pública com a finalidade de promover uma melhor qualidade de vida ao poaense. Neste período, o efetivo da GCM foi aumentado em 78%, as câmeras de segurança, bem como a central de monitoramento foram recuperadas e colocadas em operação.
Além disso, foram adquiridas viaturas por meio de convênio com o Estado e com recursos próprios como, por exemplo, a Base Móvel Comunitária, além de equipar e operacionalizar o CSI, equipamento que foi encontrado totalmente vazio em janeiro do ano passado.