A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou nova operação de bloqueio e saturação nos bairros da zona norte de Suzano durante ontem (09/12). A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e contou com o apoio de alguns dos agentes mais qualificados. A medida compreendeu os bairros Jardim Revista, Jardim Alterópolis e Jardim Varan.
O processo de saturação começou às 17 horas com a participação da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Canil e da Patrulha Maria da Penha. Todas as equipes fizeram parte da operação conjunta com a Polícia Militar (PM) com o objetivo de realizar o patrulhamento preventivo em grande escala na área. As ações duraram cerca de duas horas.
Os agentes partiram da sede da 4ª Companhia de Suzano, do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (avenida Francisco Marengo, 1.568 – Jardim Revista) para iniciar a operação nas vias dos bairros e nas proximidades, por meio de bloqueios, vistorias especiais, checagem de documentos, busca por irregularidades, posicionamento em locais pré-determinados e rondas noturnas. O foco era dar celeridade na atuação em caso de delitos, como vandalismo, tráfico de drogas, furtos e outros.
Ao todo, 32 pessoas foram abordadas, entre pedestres e condutores, com a verificação de carros e motocicletas nos bloqueios. Entre as averiguações, os membros da GCM identificaram e apreenderam duas motos furtadas, que foram encaminhadas para a Delegacia Central de Polícia.
“Os agentes da Romo e da Romu não poupam esforços para patrulhar os bairros de Suzano, especialmente durante as saturações, em que sempre atendemos a várias ocorrências, com a noção de que estamos tornando a vida de pais, mães e filhos mais segura, evitando a circulação de potenciais criminosos. A atuação dos nossos guardas é muito importante, justamente por isso, para ajudar a reduzir o crime e proteger o cidadão de bem”, relatou a comandante Rosemary Caxito.
Nos últimos meses, a Secretaria de Segurança Cidadã promoveu uma série de ações em várias regiões da cidade, focadas no enfraquecimento da criminalidade e na proteção dos bairros selecionados para receber as rondas, com base nos números de ocorrências e boletins registrados nas localidades. O último bairro a receber a Operação Saturação foi o Jardim Casa Branca e suas proximidades, no mês de novembro.
O secretário Elias Marques de Lima explicou que esta e outras operações similares acontecem periodicamente para garantir mais tranquilidade aos moradores. “A GCM participa rotineiramente desses patrulhamentos intensos em nossa cidade, nos mais variados bairros. Nossa intenção com isso é fazer com que as famílias que residem nessas regiões possam se sentir mais seguras contra a violência “, diz.