Foto: Jonathan Andrade – Secom Ferraz
Com objetivo de fiscalizar e orientar os empreendedores do setor da beleza que atuam na cidade, os fiscais da Vigilância Sanitária de Ferraz de Vasconcelos irão percorrer os estabelecimentos em alusão ao Julho Amarelo – combate às hepatites. O foco é verificar os procedimentos de esterilização e materiais descartáveis para evitar contaminação.
Durante este mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão fazendo ações de sensibilização sobre o tema e ofertando os testes rápidos para gestantes e profissionais da área da beleza, tatuadores e body pirceings.
É preciso que os profissionais tenham especial atenção com a utilização de materiais descartáveis e que façam a troca a cada cliente, como lâminas, lixas, e luvas e a esterilização de alicates, espátulas, ponteiras para micropigmentação, tatuagem ou unhas em gel e toalhas. Também é preciso estar paramentado com luvas e máscaras e que estas sejam substituídas a cada procedimento.
O biomédico da Vigilância Sanitária, Jean Carlos Brito, indica que, no caso de manicure e pedicure, que o cliente leve o próprio kit de alicate, espátula e lixa. “Os profissionais também devem usar equipamentos e produtos com autorização dos órgãos de saúde como a Anvisa e Ministério da Saúde”, destacou.