Foto: Types
A Secretaria Municipal de Cultura e o Ponto MIS promovem, até o dia 17 de fevereiro, a exposição “Tipos” na Biblioteca Municipal de Arujá. A exposição é um resgate à obra do fotógrafo Alberto Henschel (1827- 1882), conhecido pelo registro de paisagens do Rio de Janeiro e do cotidiano da monarquia brasileira durante o Segundo Reinado, ressignificada por Fernando Banzi.
O título de Alberto Henschel de “photographo” da Casa Imperial o habilitou a fotografar o imperador Dom Pedro II e sua família. Mas, certamente, sua principal contribuição à história da fotografia foi o registro de todos os estratos sociais do Brasil oitocentista.
O trabalho de Fernando Banzi consiste na ressignificação desses registros de pessoas de descendência e/ou origem africana, datados do fim dos anos de 1860, feitos em Recife e Salvador. Retoma o passado e, por meio da fotopintura digital, acrescenta pigmentação a retratos feitos por Alberto Henschel, explicitando a subjetividade de cada uma dessas pessoas. Nega o racismo concebido no Brasil, que tratou os negros como tipos de coisas, e não como tipos de pessoas.
Aqueles que dizem que seus corpos, seus cabelos com tranças coloridas e suas roupas estampadas são demonstrações de seu empoderamento e liberdade ressignificam esse lugar, transformando-o em positividade.
“Tipos” pluraliza nossas existências e confere novos valores àqueles que sempre foram resumidos à sua cor. Agora, mais que nunca, é o momento de dar novas cores à nossa paleta de símbolos, novos caminhos para nossa imagem de humanos, de sujeitos, pois a arte é atemporal e para todos.