Prefeitura de Suzano alerta população sobre descarte irregular de resíduos

Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, vem intensificando as ações de combate ao descarte irregular de resíduos em locais proibidos. Os chamados “pontos viciados”, onde é mais recorrente o acúmulo de resíduos, estão recebendo  pinturas e faixas de conscientização, desde o início desta semana, para reforçar junto à população a importância de preservar o meio ambiente e as vias públicas, evitando ainda a multa de R$ 4.358,60, penalidade aplicada a quem for flagrado nesta prática.

Os agentes municipais responsáveis pela ação estão tirando destes espaços, situados em dezenas de localidades, como as ruas Anita Garibaldi (Parque Maria Helena) e Inácio Garcia (Cidade Edson), uma média de 20 toneladas de resíduos por dia. Mantendo-se esse ritmo, no fim do ano serão 7,2 mil toneladas. Isso representaria um acréscimo de 30% em relação a 2021, por exemplo, que registrou 5 mil toneladas de resíduos retirados dos chamados “pontos viciados”.

Suzano dispõe de ecopontos, instalados justamente para serem locais de referência para descarte correto de materiais, em horários pré-determinados, de segunda a sexta, entre 8 e 19 horas. Atualmente, a administração municipal oferece o serviço gratuitamente no Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186), na Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira), no Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183) e no Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553).

Em relação aos materiais recolhidos nas unidades, na região do Parque Maria Helena e Jardim Dona Benta são aceitos resíduos da construção civil, de poda e jardinagem, móveis, eletroeletrônicos, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias. O ecoponto da Marginal do Una recebe os mesmos itens, com exceção dos móveis. Já no Boa Vista os munícipes podem descartar entulhos, recicláveis e pneus.

Para o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, os ecopontos são uma importante ferramenta para fortalecer a política de gestão da limpeza urbana. “Esses equipamentos municipais contribuem para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais. A utilização correta dos mesmos promove a recuperação do meio ambiente e da paisagem urbana, além de evitar danos à saúde. É importante lembrar que zelar pelo espaço público é dever de todo cidadão, por isso contamos com a conscientização dos suzanenses”, destacou.

Os munícipes podem denunciar o descarte irregular nos “pontos viciados” por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007 ou no e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br. Para mais informações sobre os ecopontos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está disponível por meio do telefone (11) 4745-2265 ou pelo e-mail smma@suzano.sp.gov.br.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp