Foto: Vinicius Neves / Secom / PR
A aeronave KC-30 da FAB, decolou da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h de sexta-feira (20). O destino é Tel Aviv, em voo direto. O retorno está previsto para o domingo à tarde, com pouso na madrugada da segunda-feira (23) no Aeroporto Internacional do Galeão. A missão é repatriar 120 brasileiros que ainda estão em Israel.
Há ainda 15 estrangeiros de países latino-americanos, da Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai, que solicitaram ajuda ao Brasil para deixar a região da guerra.
O problema ocorre com o grupo de brasileiros na faixa de gaza, pois não há previsão para saída de pessoas de terras palestinas. Um avião presidencial já está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para tirar os brasileiros pela fronteira com o país.
Israel continua a atacar Gaza, dando continuidade a operação que prevê a entrada de suas forças em terras palestinas.
O líder judeu disse que não permitirá que nenhuma ajuda de seu próprio território chegue à Gaza até que mais de 200 reféns capturados pelos homens armados do Hamas sejam libertados, uma posição que os palestinos dizem ser “uma punição coletiva ilegal da população civil”.
Joe Biden garantiu uma promessa de Israel de permitir que alguma ajuda entre em Gaza pelo Egito, desde que seja monitorada para garantir que não chegue ao Hamas. Até o momento, os caminhões continuam parados no lado egípcio da passagem.