Após casos da febre maculosa na cidade, Santa Isabel alerta população sobre sinais e sintomas

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (15/06), Santa Isabel registrou o quarto caso suspeito de febre maculosa. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda os resultados do Instituto Adolfo Lutz, enquanto acompanha a evolução dos pacientes. A Prefeitura de Santa Isabel alerta a população sobre os sinais e sintomas da Febre Maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela.

A febre maculosa é causada por uma bactéria chamada Rickettsia Rickettsii, transmitida principalmente pela picada do carrapato-estrela, presente em áreas rurais e de mata, onde há a presença de agentes vetores, como capivaras e cavalos. Ao ser infectado, o paciente pode apresentar os seguintes sintomas:

Febre alta: A temperatura do corpo pode atingir níveis elevados, geralmente acima de 39°C.

Dores no corpo: O paciente pode sentir dores musculares intensas, que podem ser concomitantes de dor de cabeça.

Manchas vermelhas na pele: Pequenas manchas avermelhadas, conhecidas como “máculas”, podem aparecer no corpo, especialmente nas áreas onde o carrapato picou.

Cansaço e mal-estar: Uma pessoa infectada pode sentir-se extremamente cansada, com falta de energia, fraqueza e indisposição.

Náuseas e vômitos: alguns pacientes podem apresentar náuseas e vômitos.

Dor abdominal: Dores na região do abdômen podem estar presentes, causando desconforto.

É importante ressaltar que nem todos os pacientes apresentam todos os sintomas. Além disso, os sinais serão considerados como suspeitos de febre maculosa, caso seja relatado contato com locais onde haja ocorrência da doença ou a presença de carrapato-estrela.

CUIDADOS

Use roupas adaptadas: Ao adentrar áreas de mata ou regiões rurais, vista roupas de manga longa, calças compridas e sapatos fechados. Dessa forma, você reduz a exposição da pele aos carrapatos.

Faça a verificação corporal: Verifique minuciosamente seu corpo. Preste atenção especial em áreas de dobras da pele, como axilas, virilha, couro cabeludo e atrás das orelhas. Caso encontre carrapatos, remova-os corretamente, sem apertar.

Evite contato com animais selvagens: Evite o contato direto com animais silvestres, especialmente roedores, que podem estar carregando carrapatos infectados. Esses carrapatos podem se deslocar para os humanos.

Mantenha o ambiente limpo: Mantenha seu jardim e áreas externas limpas e livres de entulhos, que possam servir de abrigo para carrapatos. Mantenha o gramado aparado e evite o acúmulo de folhas secas.

Proteja seus animais domésticos: Os pets também podem ser infectados pela febre maculosa.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp