O município de Arujá é o mais competitivo do Alto Tietê, dentre as cidades de pequeno porte, ocupando a 114ª posição no ranking brasileiro, ficando atrás apenas de Mogi das Cruzes (109ª lugar), em relação à colocação dos demais municípios da região no levantamento elaborado pela Central de Liderança Pública (CLP), que leva em conta a análise de mais de 60 indicadores de todas as cidades da região e mais de 400 municípios brasileiros.
Arujá se destaca, principalmente, no pilar da saúde, no quesito Qualidade da Saúde, ocupando a 22ª colocação no Brasil, onde subiu 168 posições, comparado à edição anterior da pesquisa. Já na Cobertura Vacinal ficou na 50ª posição em relação aos municípios brasileiros estudados. No eixo Segurança, o município também se destaca com a 16ª colocação, dando um salto de 75 posições e, em Telecomunicações, está em 7º lugar. No que diz respeito ao Crescimento dos empregos formais ficou em 67º lugar.
O ranking de competitividade, realizado pelo CLP, avaliou diversos critérios ligados à gestão das cidades em várias áreas essenciais, que analisam mais de 65 indicadores, compilados em 13 pilares temáticos e três dimensões, sendo elas: Economia, Instituições e Sociedade. O estudo analisou 411 municípios brasileiros e pode ser conferido pelo link: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/