O Bolsa Empreendedor, criado em setembro deste ano (2021), é um dos eixos do programa Bolsa Do Povo, programa de assistência social e transferência de renda do governo do estado de São Paulo. Com o público alvo sendo quem deseja entrar no mercado empreendedor, abrindo um pequeno negócio ou formalizando alguma atividade, o governo estadual, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo), promete disponibilizar uma bolsa – auxílio de R$ 1.000, divididos em duas parcelas de R$500 cada, assim como um curso de empreendedorismo do Sebrae com fundamentos de negócio e uma etapa de orientação e formalização do negócio via MEI.
Segundo o Governo do Estado, o Bolsa Empreendedor deve beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 400 mil pessoas. “O crescimento de empreendedorismo por necessidade impactou desproporcionalmente as mulheres, os jovens e os negros. É com este olhar que estamos lançando este programa”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen. “Neste momento, é nosso papel ajudar quem mais precisa. Não dá para pensar só em crescimento econômico se ele não é distribuído e não alcança as pessoas que precisam”, reforçou.
Sobre o curso:
As capacitações ocorrem em formato presencial, com carga horária de 20 horas, ou com dez horas-aula online. Os alunos são apresentados a temas como empreendedorismo, ideia de negócios, marketing, finanças e formalização, entre outros. Haverá 70 mil vagas presenciais e 30 mil vagas online em todo o estado.
Quem tem Direito:
• Cidadãos desempregados ou informais, sendo prioridade mulheres, jovens, pretas, pardas, indígenas ou pessoas com deficiência (PcD).
• Residentes do Estado de São Paulo;
• Estar desempregado ou ser MEI;
• Ter idade maior ou igual a 18 anos;
• Ser alfabetizado.
• A prioridade das vagas também inclui jovens com até 35 anos de idade.
Como se cadastrar:
Inscrições disponíveis até o dia 03 de janeiro de 2022, e só serão feitas no site:
Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato na Central de Atendimento: 0800 7979 800 (segunda a sexta, das 8h às 18h. O atendimento eletrônico é 24h) e (11) 98714-2645 – WhatsApp (atendimento eletrônico 24h).