A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano realizou uma reunião com funcionários da pasta no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas (rua Doutor Deodato Wertheimer, 174 – Centro), na manhã desta quarta-feira (09/03), com foco em ações e atendimentos ao público feminino durante o mês de março. O primeiro de uma série de encontros programados para março reuniu técnicos e envolvidos nos núcleos especializados em atendimento e serviço às mulheres.
Contando com a presença de dois representantes de cada uma das cinco unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), coordenadores da Casa de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, guardas municipais da Patrulha Maria da Penha e profissionais do Creas, a reunião teve como tema central os processos de acolhimento do público feminino que sofre violência verbal, doméstica ou sexual, englobando as melhores formas de conduzir o apoio e a orientação nestes casos.
As participantes debateram as formas específicas de atendimento, projetando possíveis situações de risco médio e grave que as vítimas podem apresentar durante os atendimentos. Parte da conversa incluiu também a troca de experiências entre os núcleos, com sugestões acerca das determinadas áreas de atuação.
Segundo a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosemary Caxito, apresentar casos e alinhar formas de acolhimento garantem um serviço mais próximo às mulheres. “Sou mulher e sei do medo que ameaças e agressões criminosas podem causar na rotina diária. A segurança municipal trabalha incansavelmente para proteger as mulheres suzanenses por meio da Patrulha Maria da Penha, que está sempre pronta para ajudar da melhor forma possível”, afirmou.
Para o secretário Geraldo Garippo, a atuação conjunta possibilita um atendimento humanizado às vítimas. “Todos da pasta trabalham com um mesmo objetivo, tendo atuações próximas às outras secretarias, como a Segurança Cidadã e a Saúde. A presença de todos os envolvidos foi importante, pois teremos mais conversas como essa nas próximas semanas”, comentou.
De acordo com o titular, a sociedade deve manter o respeito em absolutamente todos os momentos com as mulheres, pois apenas assim as ocorrências registradas serão evitadas. “No mês de março, onde prezamos e priorizamos as mulheres, essa é a principal mensagem que precisamos passar a todos”, completou.
Os munícipes interessados podem entrar em contato com a Assistência Social por meio do telefone (11) 4745-2154 ou, caso desejem realizar uma denúncia anônima, podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelo número 0800-774-2007. Informações complementares sobre os serviços do Cras e do Creas podem ser consultadas no site www.suzano.sp.gov.br.