Imagens: Arquivo
Nesta semana (24/11 á 29/11) aconteceram vários eventos marcantes na política brasileira e na economia.
Imagens: Infomoney
Ministro da Fazenda Fernando Haddad aprovou na última quinta-feira (28) a isenção de imposto de renda para quem recebe até cinco mil reais.
De acordo com o ministro, assim como a reforma tributária, as mudanças seguem um princípio de neutralidade, ou seja, a ideia é que haja “impacto zero” no caixa do governo. O anúncio causou agitação na câmara e elevação do dólar.
A elevação do teto de isenção do imposto era uma promessa de campanha do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora á começar a valer em 1° de janeiro de 2026.
Imagens: Folha de S.Paulo
Brasil planeja discutir o boicote da carne do Mercosul no Parlasul
Na semana passada, o Ceo da rede de supermercados francesa Carrefour, Alexandre Bompard, fez críticas à qualidade da carne brasileira e anunciou que a rede deixaria de vender carne do Mercosul no país.
Em reação, frigoríficos brasileiros interromperam o fornecimento de carnes aos supermercados da rede no brasil. Diante da repercussão negativa, Bompard enviou carta de desculpas ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e outra rede francesa, o Grupo Les Mousquetaires também se comprometeu a não adquirir mais carne do bloco sul-americano.
A representação brasileira emitiu uma nota oficial anunciando que levará o tema à sessão plenária, que acontece em Montevidéu, no Uruguai, de 9 a 12 de dezembro.
Imagens: Carta Capital
Funcionários da empresa Pepsico entraram em greve contra a escala 6×1
A empresa é responsável pelas marcas Toddy, Elma Chips, Pepsi e Gatorade.
A paralização envolve trabalhadores das fábricas de Itaquera e Sorocaba e se iniciou no dia 24.
Segundo funcionários a empresa tenta implementar a escala de trabalho 6×1 que é seis dias trabalhados e um de folga, ou 6×2 que são seis dias trabalhados e dois consecutivos de folga, eles já tentaram dialogar sobre a escala de trabalho a considerando desumana, mas por não obterem sucesso, recorreram a paralização.
No momento está acontecendo negociações entre a empresa e os funcionários para resolver a questão.
Imagens: G1
Ex-presidente Jair Bolsonaro é indiciado pela Policia Federal por tentativa de golpe de estado
O documento apura a tentativa de golpe que manteria Bolsonaro como presidente após perder as eleições de 2022, os dados foram tornados públicos na última terça-feira (26) pelo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
As “minutas do golpe” encontradas na casa do Ex-ministro Anderson Torres, no celular de Mauro Cid e na sede do PL em Brasília previam até o assassinato de autoridades.
Até o momento 4 militares do exército e um Policial Federal foram presos e o caso segue em investigação.