BALANÇO SEMANAL: Aumento da violência policial

Imagem: Internet

Nesta semana (01/12 a 06/12) o estado de São Paulo registou uma série de episódios de violência policial, que resultaram em afastamento de militares do cargo. 

No último domingo (01) , o policial Luan Felipe Alves Pereira, arremessou um homem de uma ponte na zona sul. O policial militar foi preso na última quinta-feira (05) e mais 12 agentes que participaram da ação foram afastados pela corregedoria da polícia militar. 

Na terça-feira (03), o policial militar Vinicius de Lima Britto, executou pelas costas um jovem negro em frente a um mercado Oxxo na zona sul de São Paulo. Gabriel Renan da Silva Soares, de 26 anos, entrou no comércio, pegou quatro pacotes de sabão e, durante a fuga, escorregou num pedaço de papelão e caiu no chão do estacionamento. O policial, que estava à paisana, pagava pelas compras no caixa quando percebeu a ação e então atirou contra Gabriel. Ele foi acertado por 11 disparos. 

Na última quinta-feira (05), doze policiais militares agrediram uma mulher de 63 anos e deram um golpe de mata-leão em seu filho, na casa da família em Barueri. Eles foram afastados do cargo e o caso está sendo investigado. 

Com o crescimento de denúncias de abuso de poder e homicídios cometidos por policiais no estado, entidades do Movimento Negro de São Paulo e a Frente Povo Sem Medo realizaram na noite da última quinta-feira (05) uma manifestação pedindo a saída do Secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite. Também foi levantado questionamentos a respeito da eficiência do uso das câmeras corporais dos militares. 

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp