Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano
Iniciativa viabilizada pela Secretaria de Saúde de Suzano tem como objetivo promover geração de renda para os usuários do serviço nestas unidades
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD e Devir de Suzano inauguraram o projeto de geração de renda “Brechó Inspiração”. A iniciativa faz parte do processo de reabilitação psicossocial de pessoas com transtorno mental ou problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Todo o desenvolvimento do trabalho como precificação dos itens, captação e preparação das peças, divulgação, embalagem, logística, venda e marketing, é realizado pelos usuários dos serviços com apoio dos profissionais de ambas as unidades. Os itens, que são selecionados e atendem desde o público infantil até o adulto, contam com roupas, sapatos e demais acessórios.
Vale ressaltar que todo o recurso financeiro obtido por meio desta iniciativa é destinado aos usuários das unidades que estão inseridos no projeto. Além disso, a ação visa proporcionar uma nova forma de renda para este público, uma ferramenta fundamental para empreendimento e preparação para inserção no mercado de trabalho. A ideia é promover para estas pessoas, uma sensação de pertencimento, respeito e valorização, dentro das possibilidades de cada um.
Os munícipes interessados podem realizar doações de itens de vestuário em bom estado de conservação, ou adotar a prática de consumo consciente, adquirindo uma peça no “Brechó Inspiração”. Para isso, é necessário comparecer na unidade do Caps AD, localizada na rua Deodato Wertheimer, 33, Vila Costa, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a atuação dos Caps faz a diferença na cidade e a criação deste projeto é fundamental para a reabilitação deste público. “Nosso objetivo é acolher estas pessoas, de modo que sua reabilitação seja realizada por meio de profissionais devidamente capacitados. Um projeto como este é uma forma de romper as barreiras deixadas pelos transtornos mentais, além de incentivar os usuários do serviço a desenvolverem habilidades que podem ser fundamentais para a evolução profissional e úteis no restante da vida”, ressaltou.