CHINA SOFRE PIORES INUNDAÇÕES DESDE 1963

Imagens: Agência AFP

Tufão Doksuri provoca enchente e inundações no nordeste da China e autoridades do país lutam para lidar com as consequências.

Por: Fabio Monteiro / Colaboração: Letícia S. Monteiro

De acordo com a impressa estatal em Shulan, desde 1° de agosto choveu cinco vezes o recorde anterior, com algumas áreas chegando a 489 milímetros. Em outros locais pontes desabaram, estradas ficaram danificadas e quase 15 mil moradores saíram da cidade.

Segundo a agência Xinhua, nesse sábado de manhã, cerca de 1,54 milhões de pessoas foram retiradas de áreas de risco na província de Hebei, no norte da China. Ainda tiveram alertas para crateras de deslizamentos de terra em Fangshan e Montougou, distritos que ficam fora da capital.

As chuvas no norte da China e em Pequim quebraram vários recordes, registrando inundações na bacia do Rio Haine nas últimas semanas. De acordo com uma autoridade do departamento de recursos hídricos, pode levar até um mês para as enchentes baixar na província de Hebei, conforme imprensa estatal em matéria para a Agência Brasil.

O país está ciente de riscos de alagamentos urbanos faz tempo. O rápido desenvolvimento das metrópoles levou ao caos vivido pelas inundações, e com certeza o aquecimento global esta piorando a situação.

Imagens: Agência AFP

Matéria original por David Kirton – Repórter da Agência Brasil – 05/08/2023

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp