Foto: João Belarmino
Após a chuva de domingo (12), uma casa localizada no Jardim Amazonas, em Itaquaquecetuba, começou a apresentar rachaduras em sua construção e na segunda-feira (13), parte do imóvel acabou desabando. Uma quadra que fica próximo ao local também apresentou rachaduras, o que tem deixado os moradores preocupados.
Além dos deslizamentos, as enchentes tem sido um grande problema para a população, uma vez que as ruas estão ficando completamente alagadas, o que concentra um grande trânsito na região central do município.
Por conta dos desastres que vem acontecendo na região, 12 bairros entraram em estado de emergência. O decreto tem por objetivo minimizar os efeitos da chuva, reforçando as ações emergenciais por meio da defesa civil, do desenvolvimento social e de serviços urbanos com suporte às famílias afetadas, limpeza de boca de lobo, lavagem de ruas, liberação de vias, retirada de árvores, galhos e detritos, além da obtenção de recursos e ações estaduais e/ou federais necessárias para restabelecer a normalidade local.
Outras cidades também vêm enfrentando desafios em decorrência das chuvas, como é o caso de Santa Isabel, que nos últimos 40 dias choveu 405 milímetros, um índice considerado histórico para o curto período de tempo. Devido às fortes chuvas que vêm atingindo a região, a Defesa Civil de Santa Isabel alerta à população para os cuidados que devem ser tomados durante os temporais, que estão previstos para os próximos dias.
De acordo com a coordenadoria do departamento, em 2023 Santa Isabel já registrou um dos maiores índices de chuvas já catalogados. Normalmente os temporais de verão são mais fortes e carregados, porém são mais rápidas, e terminam em alguns minutos. Cuidados simples podem evitar acidentes nesse período. Atenção às orientações:
– Ao notar a formação de tempestade, busque abrigo, e espere passar;
– Não enfrente zonas alagadas, em Santa Isabel o alagamento dura em média 15 a 20 minutos. Não se arrisque e espere a água baixar, seja a pé ou de carro, ou de moto;
– Durante os temporais, ou em suas formações, não permaneça em locais abertos. A incidência de raios é alta nesse período;
– Não fique próximo a encostas e barrancos, o solo carregado é propício a deslizamentos;
– Motorista, evite frear bruscamente para evitar que os pneus derrapem por falta de aderência;
– No trânsito, mantenha distância segura dos demais veículos, especialmente o que vai à sua frente.