Cinco maiores vilões do implante dentário: especialista revela quais são e como fugir deles

Dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), apontam que cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil. Para se ter uma ideia do crescimento dessa área, um levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostra que, entre 2004 e 2008, o número de novos implantodontistas cresceu, por ano, cerca de 260%.

Para o especialista com larga experiência em implantes e diretor clínico da Oral Unic de Mogi das Cruzes, Dr. Alvaro Rodrigo dos Santos, os dados refletem a eficácia comprovada do procedimento. “O implante oferece uma aparência mais natural ao sorriso e é resistente à mastigação. Outros benefícios são a permanência da estrutura óssea do paciente e o fato dele voltar a ter o céu da boca livre, resgatando o sentir dos sabores de alimentos e melhoria da fala. Além de tudo, um dente implantado pode durar muitos anos, desde que bem cuidados”, explica Dr. Alvaro.

Foto: Divulgação

Vilões do Implante

Para que a beleza do cartão postal do rosto – um sorriso bonito, saudável e bem cuidado – esteja sempre em dia, os pacientes precisam fugir dos vilões que podem prejudicar o procedimento. Dr. Alvaro, especialista em implantes, pontua quais são as ações negativas:

– Escolha um especialista certificado: o primeiro inimigo de qualquer procedimento de saúde são os profissionais não-certificados. Pesquise sobre o dentista, visite a clínica, avalie a estrutura, peça referências, e tenha paciência até se sentir completamente seguro.

– Higiene e saúde bucal: assim como qualquer outro procedimento, o paciente deve estar ciente da importância, principalmente, no pós-operatório dos cuidados que deverá ter dali para frente para garantir o sucesso da cirurgia. Antes de realizar o procedimento, esclareça todas as orientações.

– Tabagismo: o cigarro também é prejudicial quando se faz um implante. “Fumar pode comprometer a cicatrização do osso e a conversação do implante. O cigarro apresenta diversas ações negativas na cavidade bucal. Entre os problemas causados por ele estão a peri-implantite (inflamação dos tecidos que circundam o implante), alteração do ambiente oral e gengivas, sangramento, além de mudanças no metabolismo ósseo quanto na resposta inflamatória e imunológica. Ele pode estar relacionado inclusive ao câncer de boca”, alerta.

– Alimentação não adequada: no período pós-operatório devem ser consumidos alimentos líquidos, frios e pastosos. O paciente também deve evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes. “Passada essa fase, alimentos muito duros não são recomendados, pois eles podem prejudicar a região implantada. Depois da cicatrização, o ideal é manter uma alimentação com pouca ingestão de açúcar para as gengivas ficarem saudáveis e evitar danos”, orienta.

– Visitas ao dentista: o acompanhamento odontológico é imprescindível para verificar a cicatrização do implante. Essa rotina deve se manter mesmo após o fim do tratamento. É recomendado que o paciente retorne a cada seis meses para fazer uma avaliação geral.

Onde encontrar

Dr. Alvaro Rodrigo dos Santos é especialista em implantes, diretor clínico e responsável da Oral Unic de Mogi das Cruzes, onde fica o único centro cirúrgico do Alto Tietê. A marca trabalha com o conceito All-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar.

Instalada em um ambiente amplo e agradável, com estrutura climatizada, 355 metros quadrados de área construída, a Oral Unic foi projetada para que o paciente tenha um atendimento exclusivo, que além de oferecer conforto e comodidade, conta com estacionamento e equipamentos de última geração, como raio-x panorâmico digital, estúdio fotográfico e laboratório de próteses próprio que proporcionam mais agilidade nas entregas.

A marca Oral Unic conta com 190 estruturas em 20 estados do país, entre eles Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo e Tocantins.

O endereço é Rua Cabo Diogo Oliver, 536, Mogilar – Mogi das Cruzes. O telefone é o (11) 5225-7100 e o WhatsApp é o (11) 94747-9273.

Não perca nenhuma notícia importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp