Imagens: Gestão Financeira Criativa
As principais reclamações de clientes de bancos no primeiro trimestre de 2024, são: cobranças como duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não reconhecimento de pagamento de fatura e não estorno na fatura ficaram.
O ranking foi divulgado nesta quinta-feira pelo banco central, no total foram 1.892 reclamações julgadas procedentes, quando houve sinal de descumprimento de lei ou norma pela instituição financeira. As reclamações são:
856 reclamações relacionadas ao não reconhecimento de débito automático autorizado pelo correntista, diferenças entre saques e depósitos realizados em caixa convencional, falha humana e resgate de investimentos sem autorizações dos clientes.
762 reclamações relacionadas a atrasos na liberação de crédito, cobrança de parcela já quitada ou em duplicidade, demora para devolver o valor de parcela cobrada indevidamente e divergência no valor ou quantidade de parcelas.
477 reclamações relacionadas a irregularidades relativas à segurança ou à legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado.
546 reclamações as principais reclamações relacionadas ao pix foram sobre a dificuldade para solicitar ou realizar a devolução de valores e ao bloqueio indevido de valores.
O ranking foi formado a partir das reclamações do público registradas nos canais de atendimento do banco central via internet, correspondência, presencialmente ou por telefone.