Compositores de todo o Brasil podem se inscrever para o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema

Foto: Comunicação/PMG

Até o próximo dia 25, evento que terá premiação em dinheiro recebe inscrições de canções com letra e música ligadas ao segmento sertanejo tradicional e raiz

Seguem abertas até o próximo dia 25, para artistas de todo o território nacional, as inscrições para o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema, evento que celebrará 13 canções com letra e música ligadas ao segmento sertanejo tradicional e raiz, com direito à premiação em dinheiro, troféu e certificados.

A ideia do evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que terá dois dias de atividades abertas ao público em agosto, é preservar a memória de João Pacífico, um dos principais nomes da música sertaneja raiz.

Além disso, está intrínseco à proposta incentivar e difundir a produção musical desse segmento, bem como aprimorar e desenvolver a cultura musical, valorizar os artistas, os compositores e intérpretes, e promover o intercâmbio artístico-cultural, revelando novos talentos.

Gratuitas e disponíveis a pessoas de todas as cidades, as inscrições estão abertas em http://simctur.guararema.sp.gov.br/editais/, sendo que os artistas guararemenses devem estar obrigatoriamente cadastrados no Sistema de Indicadores e Mapeamento de Cultura e Turismo de Guararema (SIMCTur).

Cada participante pode inscrever até duas composições, mas apenas uma será classificada para a mostra. Após o encerramento das inscrições, será feita uma triagem dos materiais enviados, e então uma comissão julgadora selecionará 13 músicas para a mostra, sendo três canções de compositores de Guararema e 10 de todo o território brasileiro.

Os critérios de avaliação são, para além da análise da obra musical de modo geral, uma profunda observação da letra, interpretação e arranjo musical da faixa, sendo que todas as selecionadas receberão um prêmio de R$ 2 mil cada, mais troféus e certificados em várias categorias, inclusive Prêmio Prata da Casa para a melhor canção de compositor(a) local, melhor arranjo e melhor intérprete.

“Entendemos a música caipira como parte essencial da cultura de Guararema, que também guarda fortes relações com o turismo rural e com costumes como festas religiosas e tradicionais, onde o gênero sertanejo é sempre valorizado e associado”, defende o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que reconhece uma iniciativa realizada no passado, o Festival Regional da Canção Popular de Guararema, de 2008.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp