Foto: InfoMoney
Por 5 votos a 4, o comitê de política monetária (Copom) reduziu a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano. A decisão surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte de apenas 0,25 pontos.
Em comunicado “o comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”.
A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
A Selic é o principal instrumento do banco central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA). Nos últimos dois meses, a inflação vem caindo por causa dos alimentos e dos combustíveis.