Defesa Civil de Itaquaquecetuba trabalha para minimizar os estragos da chuva

As chuvas do último fim de semana e desta segunda-feira (31) afetaram diversas áreas de Itaquaquecetuba. Só nas últimas 24 horas, choveu 29 milímetros e, nas últimas 72 horas, 135 milímetros. A Defesa Civil atendeu ocorrências de alagamentos, deslizamento de terra, queda de muro, removeu famílias e interditou imóveis. 

A parte de limpeza ficou por conta da Secretaria de Serviços Urbanos e a orientação e obstrução do trânsito com a Secretaria de Transportes. No domingo (30), o prefeito Eduardo Boigues acompanhou os trabalhos com o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori, e o secretário de Serviços Urbanos, Alexandre Oliveira. 

“O governo estadual está finalizando os trâmites para a contratação de uma empresa responsável em realizar um estudo para acabar com as enchentes nos bairros Vila Japão e Maria Augusta”, revelou o prefeito. O projeto está orçado em R$ 1.128.467,31. Destes, 10% são do Tesouro e 90% do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Foto: Dayane Oliveira

“Problemas com enchentes são frequentes na cidade devido à ocupação em áreas próximas ao rio. Com isso, a população sofre constantes perdas materiais que também acarretam em problemas ambientais e sanitários. Como se trata de alta complexidade, demanda estudo hidrológico e hidráulico”, explicou.

O projeto está em fase final e prevê a contratação de serviços de engenharia consultiva para elaborar estudos que ofereçam alternativas e projeto básico de obras que possam combater as enchentes nos bairros citados.

A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 4572-1274 e 199. A Guarda Civil Municipal também está de prontidão e pode ser acionada pelos números 153 e 4753-1108.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp