Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Evento ocorre até domingo (30/04), das 8h30 às 20 horas no Parque Max Feffer, e contará com palestras, feira de livros e tecnologia aplicada à educação
As atrações do circuito 2 da ExpoSuzano começam nesta terça-feira (25/04) com o EducaShow, que traz muitas atrações para estudantes e todos que apreciam o universo da literatura e da tecnologia aplicada à educação. A estrutura, montada logo na entrada do Parque Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), ficará aberta até domingo (30/04), das 8h30 às 20 horas, com acesso gratuito à população. A iniciativa também é parte das comemorações de 74 anos de emancipação político-administrativa de Suzano.
As atividades compreendidas entre terça e sexta-feira (28/04), até às 16 horas, serão voltadas exclusivamente para alunos de escolas das redes pública e privada de ensino. O acesso à população em geral será liberado após às 16 horas, nos dias citados, e em período integral no sábado (29/04) e domingo.
O local foi separado por espaços temáticos, de forma a contemplar as diferentes atividades que estão sendo oferecidas aos visitantes. Na porção central do espaço, à frente da entrada principal, será disponibilizado um stand dedicado aos expositores de livros, onde os apreciadores da literatura poderão interagir com escritores e adquirir as obras que considerarem mais interessantes. O primeiro contato com as produções já pode acontecer no mesmo ambiente, em um local especial reservado só para a leitura.
Os amantes da tecnologia aplicada à educação, com suas diferentes linguagens, podem procurar as laterais da estrutura. No corredor à direita, será montado um espaço dedicado à matemática digital, que apresentará os conceitos da plataforma Matific, utilizada na rede municipal de ensino em Suzano. Por intermédio dessa ferramenta, os alunos são estimulados a desenvolver raciocínios em meio a jogos on-line, de forma que a evolução em cada fase esteja sujeita à realização correta de alguma operação matemática.
Na sequência do espaço Matific, os visitantes irão se deparar com o stand dedicado à literatura regional e, mais à frente, terão acesso ao Espaço Sesi. Esse local também pretende expor o material didático oferecido pela entidade, que disponibiliza ao professor uma gama de conteúdo para desenvolver as diferentes áreas do conhecimento e novas habilidades para atrair a atenção do estudante, fugindo do método tradicional, com o objetivo de ampliar os horizontes do conhecimento e estimular a criatividade dos alunos.
No corredor à esquerda, os pequenos terão um local exclusivo, no Espaço Criança, e ainda poderão interagir com o universo da ciência por meio das descobertas proporcionadas pela Praça Ciência Show e pelas curiosidades do Espaço Planetário, onde serão projetados objetos celestes e disponibilizadas informações sobre a astronomia. Do outro lado, ainda foi instalado o Espaço Gamer, para quem curte os jogos eletrônicos, e o stand do “Cola Aí – Minha escola na TV”, para exibição do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, que compartilha produções desenvolvidas e apresentadas mensalmente pelos alunos nos canais de comunicação da Prefeitura de Suzano.
Ao fundo foi montado o Auditório EducaShow, onde serão realizadas as palestras com os grandes nomes que farão parte da programação do evento. Entre os convidados estarão o comunicador Marcelo Tas, o músico e dançarino Antônio Nóbrega, o dançarino Ivaldo Bertazzo, o rapper e escritor MV Bill, a desenhista e grafiteira Mag Magrela, o youtuber Iberê Thenório, o grupo de percussão corporal Barbatuques e o sociólogo Cesar Callegari. A programação completa com os dias e horários de cada palestra pode ser visualizada no site da Prefeitura Municipal, pelo link bit.ly/ExpoSuzano2023.