Foto: Comunicação/PMG
Como ação da Campanha Agosto Dourado, as equipes de enfermagem das Unidades de Saúde e da Santa Casa de Guararema participaram de uma capacitação com a médica pediatra Rosângela Debora da Cunha, do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes. Foram abordados temas a partir do slogan “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”, reforçando o engajamento das pessoas e organizações na cadeia de calor em apoio da amamentação e estimulando ações para que ocorra esse fortalecimento.
A capacitação ocorreu no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap) na primeira semana de ações do Agosto Dourado no município. Outro treinamento sobre o tema está sendo preparado para este mês, dessa vez com a participação das gestantes e de mulheres que tiveram filhos e estão amamentando.
Por conta da Campanha Agosto Dourado, ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ações voltadas ao tema “Amamentação: proteção para a vida inteira”, junto às Unidades de Saúde e Santa Casa. A Campanha também tem como objetivo informar que o ato de amamentar que auxilia na nutrição do bebê, na prevenção de doenças e até mesmo no vínculo afetivo entre mãe e filho.
A cor dourada está relacionada ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno. É uma cor especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. Nas unidades de saúde, a informação sobre o tema está sendo reforçada pelos agentes de saúde. Nas redes sociais, conteúdos informativos sobre a importância da amamentação serão disponibilizados. Além disso, outras ações para fomentar o tema serão anunciadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Importância da amamentação
Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. De acordo com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.