Entenda a Pec que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil 

Imagens: Correio Braziliense

A escala 6×1 é um modelo de trabalho que permite que o trabalhador atue 6 dias na semana, tendo apenas um dia de folga desde que sejam respeitadas as horas máximas semanais trabalhadas. A folga pode ser apenas no domingo ou variar entre dias aletórios da semana e uma folga em um único domingo no mês. 

A pec proposta pela deputada do Psol de São Paulo Erika Hilton, tem como objetivo diminuir o tempo de trabalho de 44h para 36h por semana. Segundo a deputada o formato atual não permite que o trabalhador tenha tempo de estudar, de se aperfeiçoar, de se qualificar profissionalmente para mudar de carreira. 

O número máximo de dias trabalhados por semana passaria a ser quatro. Uma jornada de 4 dias de trabalho com 8 horas diárias dá 32 horas semanais, e não 36, a divergência ocorre porque um trabalhador pode, por lei, fazer horas extras que não contam para o limite de 8 horas diárias, mas o total semanal, não poderia superar 36 horas semanais. 

A proposta também recebeu críticas de parlamentares e da confederação nacional do comércio de bens, serviços e turismo, entidade onde atuam boa parte dos trabalhadores que trabalham na escala 6 por 1. O deputado amom mandel avalia que tende a achar que o fim da escala 6×1 vai prejudicar a economia, mas que está aberto para ser convencido do contrário. 

No momento a pec já atingiu 171 assinaturas de diversos deputados de diferentes partidos, que é o necessário para começar a tramitar no senado. 

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp