Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano
Estudantes da Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, no bairro Fazenda Aya, receberam nesta quarta-feira (20/09) a visita de uma equipe da plataforma de gamificação matemática Matific em razão do reconhecimento pela excelente adesão e o acesso às atividades propostas pela plataforma. Atualmente, 98% dos estudantes utilizam este ambiente virtual de potencialização ao aprendizado por meio do uso de chromebooks. Outras escolas da rede municipal, que também se destacaram pelo uso da plataforma, receberam a equipe e outras ainda serão visitadas até esta sexta-feira (22/09).
A ação contou com a presença da gestora estratégica da secretaria, Renata Priscila Valencio Magalhães, e da assistente técnica de área do ensino fundamental, Rosângela Matias Andriatti. O diretor da unidade, Marcelo Marques, e a coordenadora pedagógica da escola também participaram do evento. Durante o evento, os educandos participaram de ações e brincadeiras promovidas pelo mascote Yed, além de receberem uma placa e um certificado de premiação pelo bom desempenho no desafio municipal.
Vale destacar que, com o intuito de estimular a utilização da plataforma por parte dos estudantes, professores e equipes gestoras, a Educação suzanense promoveu o desafio municipal Matific, realizado entre os dias 11 e 31 de agosto. Após o período, foi possível verificar a porcentagem de acessos de cada escola para, na sequência, as unidades com maior adesão receberem a visita do mascote Yed.
As atividades promovidas pela plataforma de gamificação estão atreladas ao currículo da rede municipal de ensino e contemplam as habilidades previstas para cada ano. Para isso, os estudantes acessam jogos que estimulam a resolução de diversas situações matemáticas de modo em que sejam trabalhadas as habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas. A Matific ainda permite aos professores o planejamento, a escolha de atividades, a avaliação e o monitoramento do desenvolvimento dos estudantes por meio de relatórios qualitativos.
Para o diretor da escola, conquistar essa premiação é a coroação de todo um trabalho promovido pela pasta, educadores e alunos. “Esse reconhecimento é muito importante porque estamos em um bairro afastado da região central, onde o sinal de internet era muito ruim. Mas graças aos esforços da Secretaria de Municipal de Educação e de todos aqui na escola, nós vencemos este desafio e somos a escola que mais utiliza o Matfic”, afirmou Marques.
Já a gestora estratégica da secretaria destacou o ganho no aprendizado com a plataforma digital. “Houve uma melhora no ensino de matemática com uso da plataforma e ficamos muito felizes com essa evolução. Muitas crianças não possuem computador em casa, então elas conseguem utilizar essa ferramenta na escola”, declarou Renata Priscila.
Por sua vez, o secretário Bassini destacou que a plataforma agrega na absorção de conteúdo e facilidade no aprendizado dos alunos. “Nossos estudantes aprendem de forma mais natural e interativa à medida que eles praticam. Por se sentirem desafiados, eles vão evoluindo em suas habilidades e superando suas dificuldades. Parabenizo aos professores pela correta utilização da Matific e, principalmente, aos alunos por este grande resultado”, afirmou o chefe da pasta.