Imagens: Internet
No Brasil, uma pessoa nascida em 2019 antigamente tinha uma expectativa de viver cerca de 76 anos; já em 2022, essa previsão caiu para 75 anos no período pós-pandêmico, segundo dados do IBEGE.
Viver mais e de forma saudavel é um desafio e exige mudança de hábitos da população. Isso porque o envelhecimento traz consigo a diminuição progressiva e generalizada da massa e da força muscular, que é uma disfunção chamada de sarcopenia, embora seja um processo natural à medida que a idade avança, pode ser acelerado por fatores como sedentarismo, má alimentação e algumas doenças crônicas.
Nos idosos, a perda de massa muscular aumenta a incidência de desequilíbrio e quedas que podem ser fatais. Segundo dados do Ministério da Saúde, a terceira maior causa de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos são as quedas, esse tipo de acidente já matou cerca de 70 mil pessoas, entre 2013 e 2022.
Além de exercício físico regular, outras dicas dos especialistas para evitar a sarcopenia são: alimentação balanceada com dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais e praticar regularmente exercicios.
Se você faz parte desse grupo, vamos se cuidar.