Especialistas do Imot alertam sobre a queda na expectativa de vida dos brasileiros

Imagens: Internet

No Brasil, uma pessoa nascida em 2019 antigamente tinha uma expectativa de viver cerca de 76 anos; já em 2022, essa previsão caiu para 75 anos no período pós-pandêmico, segundo dados do IBEGE. 

Viver mais e de forma saudavel é um desafio e exige mudança de hábitos da população. Isso porque o envelhecimento traz consigo a diminuição progressiva e generalizada da massa e da força muscular, que é uma disfunção chamada de sarcopenia, embora seja um processo natural à medida que a idade avança, pode ser acelerado por fatores como sedentarismo, má alimentação e algumas doenças crônicas. 

Nos idosos, a perda de massa muscular aumenta a incidência de desequilíbrio e quedas que podem ser fatais. Segundo dados do Ministério da Saúde, a terceira maior causa de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos são as quedas, esse tipo de acidente já matou cerca de 70 mil pessoas, entre 2013 e 2022. 

Além de exercício físico regular, outras dicas dos especialistas para evitar a sarcopenia são: alimentação balanceada com dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais e praticar regularmente exercicios. 

Se você faz parte desse grupo, vamos se cuidar. 

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp