Exibição do documentário “Se eu contar, você escuta?” encerra a programação em alusão ao 18 de maio em Mogi das Cruzes

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social está encerrando as atividades especiais desenvolvidas em alusão ao 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente. Na próxima segunda-feira (29/05), às 8h30, será exibido, no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o documentário “Se eu contar, você escuta?”, da diretora premiada Renata M. Coimbra. Os interessados em assistir à produção devem se inscrever previamente, por meio de formulário online.

Inscreva-se – https://forms.gle/1FWDDXBS73YNsiiA9

O documentário reúne gravações em áudio realizadas nos anos 90, que revelam a história de oito meninas vítimas de violência sexual. Filhas de famílias de migrantes e agricultores, elas viviam nas ruas de uma cidade do interior do Brasil, algumas desde os nove anos de idade. Mais de 20 anos se passaram e, adultas, elas revisitam a infância e contam os motivos que as levaram às ruas em uma surpreendente saga pela sobrevivência.

A diretora do longa, Renata M.Coimbra, é professora universitária da Unesp Presidente Prudente, com MBA em cinema-documentário e doutorado em Psicologia. O primeiro contato com as jovens que estão no documentário se deu em 1999, no início de sua carreira. À época, ela supervisionava uma equipe de assistentes sociais de sua cidade e entrevistou um grupo de meninas expostas à exploração sexual comercial, atendidas por essa equipe. Impactada pela crueldade da situação, passou a se dedicar ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

As fitas com os depoimentos ficaram guardadas por anos em uma caixa e foram redescobertas em uma mudança de residência. Intrigada com o futuro que a vida teria guardado a cada uma delas, partiu em busca das mesmas e as reencontrou. Deparou-se ali com histórias de dignidade e resistência, que a inspiraram a gravar o documentário. Como resultado, veio o filme de 98 minutos lançado em 2022 e o 11º Prêmio Neide Castanha de Direitos de Crianças e Adolescentes: Boas Práticas no Enfrentamento à Exploração Sexual.

Após a exibição do documentário, será realizada uma roda de debates  com a participação de profissionais da rede de Garantia de Direitos.

A programação especial em alusão ao 18 de maio vem sendo realizada desde o início do mês pela Secretaria de Assistência Social e se tornou uma campanha de mês inteiro, com o slogan Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. Os principais apelos são para que os casos de abuso e exploração sexual contra as crianças e os adolescentes sejam denunciados pelos canais existentes e que essa responsabilidade seja de todos, independentemente de haver ou não comprovação – a simples suspeita já é o bastante. 

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp