A exposição fotográfica “Festa do Divino de Mogi das Cruzes: a fé e o trabalho” fica até 30 de janeiro no Mercado do Produtor, em Mogi das Cruzes. Assinada por Lailson Santos e Robson Regato, a mostra reúne 30 fotos extraídas de livro homônimo, assinado pelos mesmos fotógrafos e que narra, em belas imagens, a mais tradicional festa popular da cidade.
O livro foi lançado em 2010, por meio da Lei Rouanet, e até hoje é referência pela beleza e pelo conteúdo quando se trata de documentário sobre a Festa do Divino de Mogi das Cruzes. É mais um resultado da união da dupla de fotógrafos, que já estiveram juntos em vários trabalhos.
A exposição tem o propósito de ser itinerante e tem como ponto de partida a área externa do Mercado do Produtor. É uma “exposição de rua” e, para isso, a opção foi impressão fine art sobre tela de vinil com malha de poliéster, o que permite grande durabilidade. A produção é de Roberta Regato.
Em função da pandemia, há dois anos consecutivos a Festa do Divino Espírito Santo não é realizada. Porém, o evento tem mais de 300 anos de tradição, com influência de culturas variadas.
Em Mogi, definiu-se o 50º dia após a Páscoa, o domingo de Pentecostes, como o dia de encerramento da festa. São contados 10 dias anteriores para a abertura oficial da festa. No sábado que antecede Pentecostes acontece um dos ápices da festa – a Entrada dos Palmitos, com diversas manifestações culturais.
A exposição deve colorir os alambrados do Mercado do Produtor voltados para a rua Carlos Barattino até o dia 30 de janeiro. A entrada é gratuita e o endereço oficial do Mercado do Produtor é rua Professor Carlos Ferreira Lopes, 550, Mogilar.